Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

5 tipos de árvores frutíferas para plantar no quintal de casa

Atualizado: Set 18



Assim como árvores nas calçadas podem embelezar as ruas, quando dentro de seu quintal não deixa de ser um encanto. Cuidar, regar colher os frutos e comê-los sem usar agrotóxicos, fazer receitas e sucos naturais é uma paixão para muitos.


Seja num quintal pequeno dentro da cidade ou num terreno espaçoso para animais poderem circular livremente, ter um espaço com árvores só melhora a qualidade de vida.


Benefícios de árvores frutíferas


- Atração de polinizadores:

Árvores frutíferas tendem a atrair mais polinizadores do que árvores não frutíferas, como por exemplo, abelhas e borboletas que auxiliam para a produção de mais frutos.


- Sombreamento

As copas das árvores frutíferas servem como refúgio nos dias de verão e sol quente, projetando uma área de sombreamento e causando uma diminuição do calor.


- Diminuição dos gases do efeito estufa

As árvores, no seu processo de fotossíntese, absorvem o gás carbonico (Co2), que é um dos gases de efeito estufa, e libera o oxigenio (O2) que é fundamental para a vida dos seres humanos.


Espécies mais interessantes de árvores frutíferas para plantar no seu quintal ou calçada


1. Jabuticaba - Pode produzir frutos abundantemente durante o ano, se adapta a diferentes tipos de clima e regiões. Fruto extremamente doce, ótima opção para apanhar e já comer!


2. Goiaba - Exige uma exposição constante ao sol, caso não tenha grande incidência de raios solares e clima quente ela não produz frutos em grandes quantidades. Possuí uma grande variedade, de vermelha e branca e atraí pássaros.


3. Acerola - Seu plantio é ideal nos períodos de chuvas, em solos bem drenados e profundos. Exige bastante água na época de frutificação. Pode fornecer três ou mais safras durante o ano.


4. Pitanga - Responde bem em solos férteis e bem preparados, em que a fertilidade do solo seja constantemente avaliada. A época ideal de plantar pitanga é no mês de maio até o final do inverno.


5. Amora - é uma planta rústica e portanto tem adaptação a vários tipos de solo porém vai melhor nos úmidos, os frutos começam a aparecer a partir de setembro e novembro temperatura ideal para essa espécie varia entre 24 ºC e 28 ºC.


Antes de tudo é necessário conhecer qual o tipo de solo onde a árvore será plantada para que não haja frustrações futuras caso a espécie não se estabeleça e assim não produza frutos.


Além disto, é essencial saber as práticas de cultivo para sua árvore frutífera como: qual a época ideal para o plantio de cada espécie, o tamanho do berço para inserir a muda no chão de forma a não tencionar a raiz e também realizar a análise de solo do seu terreno.


O planejamento vem desde a aquisição de mudas na hora de escolher um fornecedor experiente que não vá vender mudas doentes. E o acompanhamento da muda se faz importante, pois pode levar alguns anos até que ela se estabeleça, cresça e produza frutos.


Sua árvore frutífera está oferecendo risco de acidente dentro da sua casa? Está comprometida e não há outra saída a não ser cortá-la? Então, não deixe de conferir o nosso post "Preciso cortar uma árvore, e agora?".

980 visualizações

TELEFONE: (15) 99119-1271

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal