Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

O que você precisa saber sobre a árvore da sua calçada

Atualizado: Jul 23



O termo “Arborização Urbana” refere-se a cobertura arbórea-arbustiva que se encontra no perímetro urbano como em calçadas, praças e parques não levando em consideração àquelas árvores dentro de terrenos, prédios e casas.


Sendo assim, esse conceito remete-se a uma grande área de estudo que busca entender a interação entre árvores e ambiente urbano. Para que um bom planejamento de arborização urbana seja realizado, é de total responsabilidade o acompanhamento e gestão do mesmo através do poder público municipal.


As árvores são elementos fundamentais para a paisagem urbana, atuando como fator de atributo ambiental (OLIVEIRA et al., 2013).


Desta maneira, as árvores contribuem diretamente para o equilíbrio físico-ambiental nas cidades.


Como a árvore da sua calçada pode contribuir para a cidade? 


1. Retendo parte dos raios solares e amenizando as temperaturas aumentando consequentemente a umidade atmosférica;


2. Juntas podem funcionar como uma grande barreira para diminuição de poluição atmosférica e ruídos nas cidades;


3. As áreas com vegetação formam um habitat ideal que abriga uma grande variedade de espécies polinizadoras, como pássaros, borboletas, abelhas etc.;



4. Benefícios econômicos: valorização de propriedades, trazendo a estética visual;


5. Contribuem para melhoria do ar que respiramos, já que no processo chamado fotossíntese, um dos elementos necessários é o dióxido de carbono (CO2, produzido, por exemplo: através do seu veículo), que junto à água é transformado em glicose e oxigênio. Onde a glicose é consumida pelas plantas, e o oxigênio consumido pelos nossos pulmões.


São muitos os benefícios de se ter uma árvore na calçada, contudo em algumas situações ela pode gerar alguns imprevistos, sendo necessário o auxílio de profissionais qualificados para que realizem a escolha ideal da espécie que não interfiram no dia-a-dia da cidade, como: raízes rompendo canos e calçadas, a copa interferindo na fiação elétrica, árvores derrubando muros ou construções, etc. Além disso, árvores mortas nas calçadas podem eventualmente cair em casas, carros e pessoas.


Agora a pergunta que resta é a seguinte:


O que deve-se fazer quando uma árvore está interferindo negativamente na sua vida?


As saídas existentes para esse problema vão desde simples podas até mesmo a supressão (corte) dessa árvore. Porém esses serviços são de responsabilidade do poder público de seu município e, portanto, variam de acordo com a legislação de cada cidade.


Após a leitura desse conteúdo percebeu que precisa cortar sua árvore? Então não deixe de conferir nosso próximo post "Preciso cortar uma árvore e agora?"





706 visualizações1 comentário

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal