Bacias hidrográficas: tudo que você precisa saber sobre esse recurso natural tão importante!
Atualizado: 26 de Nov de 2020
Acredito que alguma vez você já ouviu falar sobre as bacias hidrográficas, mas você conhece quais são suas importâncias, funções, seus tipos e quais são as estruturas que a compõe? Confira e tire todas as suas dúvidas!

O que é uma bacia hidrográfica?
Bacias hidrográficas são parte de uma região ou território formada por um rio principal e seus afluentes que escoam pelo mesmo percurso, assim, abastecendo o rio principal. As águas são separadas pelo relevo, o qual possui partes altas e baixas, como por exemplo: serras, morros e chapadas.
Essa diferença na topografia é responsável por direcionar o percurso da água para o local mais baixo do relevo, desse modo, abastecendo os rios maiores.
Qual a sua importância?
As bacias hidrográficas são elementos naturais de suma importância para o meio natural, uma vez que, são responsáveis por realizar a manutenção dos biomas e dão base para o desenvolvimento de atividades econômicas, como agricultura e pecuária, ligadas ao primeiro setor.
Ao compreender o funcionamento de uma bacia hidrográfica é possível realizar planejamentos e gestão adequados de uma cidade, por exemplo: em épocas de cheias, é possível tomar decisões que irão reduzir o impacto sobre a região, dessa forma, evitando que algumas áreas sofram inundações.
Qual a função de uma bacia hidrográfica?
A função de uma bacia hidrográfica determina-se pelo uso que é feito das suas águas, isso depende do local onde a bacia se encontra e as atividades realizadas na região. Mas a sua tarefa principal é o abastecimento, que é o uso das águas na cidade e no campo para consumo humano.
Além disso, o uso mais comum das bacias hidrográficas no Brasil é para a irrigação, é a atividade que consome mais água no território nacional, devido ao Brasil ser um dos países com mais área plantada do mundo. Fora isso, esse recurso natural também é usado nas indústrias como processamento, lavagem e produção de alimentos industrializados.
Conheça as estruturas que a compõem:
Nascente: área onde se inicia uma bacia hidrográfica, frequentemente, é o ponto mais elevado do relevo onde percorre as águas, e também onde se encontra a nascente do rio, o qual dá o nome a bacia;
Rio principal: é o rio que possui maior volume e extensão da bacia, recebe agua dos rios menores que o abastece;
Divisor de águas: estruturas no relevo que possuem a função de separar as áreas da bacia, como por exemplo: morros, serras, picos, montanhas ou estruturas mais elevadas;
Afluentes: são os rios menores que desaguam no rio principal com função de abastece-o;
Foz: é o fim da bacia hidrográfica e onde as águas encontram o oceano ou deságuam em uma bacia hidrográfica ainda maior.
Conheça os tipos de bacias hidrográficas:
As bacias hidrográficas não são todas iguais e se classificam de acordo com o percurso percorrido pela água. Confira as diferenças:
Exorreicas: são bacias que as águas escoam diretamente para o mar, são as mais comuns no território brasileiro;
Endorreicas: são aquelas bacias que deságuam em lagos, lagoas ou em mar fechado;
Arreicas: possuem águas que não se direcionam a um lugar especifico, se perdem no caminho, podendo evaporar ou infiltrar no solo;
Criptorreicas: são bacias que possuem direcionamento para o interior do planeta, alimentando lagos, cavernas, grutas e rios subterrâneos.
O território brasileiro possui 12 áreas ou regiões hidrográficas. As mais importantes são: Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina e São Francisco. Juntas elas englobam 80% do território brasileiro, faça sua parte e preserve esse bem tão importante da natureza!
Gostou do que leu? Toda semana a Ecoflorestal Jr. posta novos conteúdos no blog, trazendo cada vez mais conhecimento para você! Qualquer dúvidas estamos a disposição.