Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Biomassa: Conheça as principais fontes alternativas de energia e como elas podem ser produzidas

A biomassa vem se apresentando como uma boa alternativa de produção de energia de uma forma mais sustentável. Mas você sabe o que ela é e qual o potencial do Brasil?

Os combustíveis fósseis vêm sendo um dos principais recursos para a matriz energética. Mas além de serem não renováveis eles são fontes de gases de efeito estufa. Esses gases são uma das principais causas do aquecimento do planeta.

A partir do uso racional dos recursos existentes e da produção de matérias-primas especiais, a diversificação da matriz energética é fundamental para garantir o desenvolvimento regional da agricultura e economia rural.

A valorização da biomassa para fins energéticos é um método alternativo que garante esse desenvolvimento, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.


Mas o que é a biomassa?

São um grupo de produtos energéticos e matérias-primas renováveis, que vêm da matéria orgânica formada por meios biológicos. Do ponto de vista energético, a biomassa é qualquer recurso renovável de matéria orgânica (de origem animal e vegetal) que pode ser utilizado para a produção de energia.

O aproveitamento da biomassa para geração de energia pode ser feito por meio de combustão direta, cogeração, processos termoquímicos e/ou processos biológicos.


Qual o potencial da bioenergia no Brasil?

O Brasil possui algumas vantagens na produção de biomassa quando comparado a outros países, como condições climáticas favoráveis e disponibilidade de água. O setor avançou consideravelmente nos últimos tempos e ainda possui um grande potencial de crescimento.

Em maio de 2019, as termelétricas a biomassa foram responsáveis por quase metade de toda geração térmica verificada no Sistema Interligado Nacional, de acordo com dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. A tecnologia, cujo principal combustível é bagaço da cana de açúcar gerou, produziu 4.167 MW médios, o que representa 44,25% do volume produzido por todas as térmicas.


Cultivos para Biomassa

No Brasil, os cultivos voltados para a produção de biomassa, tem ótimo desenvolvimento devido à alta disponibilidade de energia solar, as terras agricultáveis e todos os nossos recursos hídricos, e podem trazer grandes ganhos à produção de energia renovável.

As florestas energéticas se destacam entre esses cultivos e são compostas por espécies de rápido crescimento, como o eucalipto e espécies que possuem elevada eficiência fotossintética na fixação do carbono atmosférico.


As Florestas Energéticas

As florestas energéticas são definidas como maciços florestais, a partir dos quais é possível de se obter grande quantidade de energia por hectare no menor espaço de tempo. Suas principais diferenças quando comparada as florestas energéticas estão no menor ciclo de corte (2 a 4 anos) e na maior densidade utilizada (menor que 2 x 2), ou seja, obtendo mais de 2.500 árvores por hectare.

A madeira aproveitada para a geração de energia deriva das cascas e aparas ou lascas de árvores processadas. A espécie mais adaptada às florestas energéticas é o eucalipto,

especialmente no caso do Brasil, onde predomina o clima tropical.

Ainda pode ser considerado, neste segmento, outro tipo de biomassa denominado lixívia ou licor negro, obtido através do processo de cozimento da madeira para produção de celulose, denominado processo sulfato ou “kraft”.

Sendo assim, a biomassa se apresenta como uma das principais fontes de energia alternativa, pode diminuir a nossa dependência dos combustíveis fósseis e aumentar nossos cultivo de florestas plantadas para esse fim.


Ficou interessado(a) e quer criar uma fonte de energia alternativa? A Ecoflorestal Jr. pode analisar a biomassa da sua área! Qualquer dúvida, entre em contato conosco e agende uma reunião gratuita.

32 visualizações

TELEFONE: (15) 99119-1271

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal