Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Como as árvores contribuem na sua qualidade de vida + 4 espécies para plantar na sua casa

Atualizado: Ago 19

As árvores assumem papel importante na nossa qualidade de vida, trazendo diversos benefícios. Quer saber mais sobre isso e sobre quais espécies plantar na sua casa? Confere aqui.

Até pouco tempo, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) era de no mínimo 12m² de área verde por habitante, o que qualifica cerca de 3 árvores por morador! E antes que você desanime aqui mesmo porque sua cidade mal tem espaço pra caber uma pracinha, vamos falar um pouco sobre a importância da vegetação?

Benefícios das Árvores

As árvores possuem uma grande característica de mudar o ambiente onde estão, pois elas trazem consigo uma série de vantagens como:

- Diminuição da temperatura;

- Retenção de água da chuva gerando menores índices e chances de enchentes;

- Melhora da qualidade do ar através da diminuição da poluição por meio da captação de CO2;

- Evita a erosão e regula os ciclos hídricos.

Muitas áreas podem ser recuperadas para que haja mais verde em nossas cidades, inclusive aquele terreno no fim da rua onde as pessoas jogam entulho, aquele córrego mal tratado que sempre causa problemas em dias de chuva, ou aquele pasto abandonado no sítio através do PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada).

Como visto, as vantagens de se ter um espaço com árvores são muitas, já que elas melhoram a qualidade de vida em vários aspectos. Então, que tal plantar uma árvore frutífera no seu quintal?

Além de todos os benefícios já comentados, elas oferecem frutas que são alimentos muito saudáveis e que podem auxiliar até na imunidade como você pode conferir em “A importância das plantas na pandemia”. Para te ajudar com a escolha, separamos algumas espécies e suas características.

Espécies Frutíferas para Plantar em Casa

1. Jabuticaba

Pode produzir frutos abundantemente durante o ano, se adapta a diferentes tipos de clima e regiões.

2. Goiaba

Exige uma exposição constante ao sol, caso não tenha grande incidência de raios solares e clima quente ela não produz frutos em grandes quantidades.

3. Acerola

Seu plantio é ideal nos períodos de chuvas, em solos bem drenados e profundos. Exige bastante água na época de frutificação.

4. Amora

É uma planta rústica e portanto tem adaptação a vários tipos de solo porém vai melhor nos úmidos.

Conhece alguma árvore que pode causar dano a alguém ou algum objeto de valor? Está comprometida e não há outra saída a não ser cortá-la? Então, não deixe de conferir o nosso post "Preciso cortar uma árvore, e agora?".

49 visualizações

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal