Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Como levamos satisfação para a cliente através da revitalização de seu jardim

Atualizado: Ago 26


Projeto de paisagismo realizado em Sorocaba - São Paulo, para uma pessoa física.

Jardim após a revitalização, na entrada da residência.

Sobre a cliente e sua motivação


Residida na cidade de Sorocaba, Rita desejava realizar uma revitalização do seu jardim, na entrada de sua casa. Anteriormente, seu jardim era composto por algumas mudas de Ixora (Ixora coccinea), porém em um alto nível de degradação (muitos indivíduos estavam mortos). Outro motivo que incomodava a cliente era a grama do local, que estava numa coloração amarelada e com alta taxa de mortalidade também.


Sobre o serviço realizado


Para a boa execução do serviço, é essencial um bom planejamento prévio. Primeiramente deve-se ouvir do cliente seus gostos pessoais e escolha de espécies, para depois estudar a viabilidade dessas escolhas. Em seguida, é necessário recomendar tanto espécies, quanto quantidade de espécies para o local de implantação, tentando entrar em um consenso com o cliente. Após isso, é necessário realizar um croqui do projeto, de forma a idealizar graficamente os resultados esperados para o jardim. Por fim, a equipe responsável deve se reunir para definir a metodologia, quantidade de pessoas e alocação dos recursos.


Desenvolvimento do projeto


A metodologia do projeto foi dividida em duas etapas:

A Etapa 1 - Planejamento e Elaboração do Croqui; e Etapa 2 – Restauração e Execução.

Na etapa 1, foram medidas as dimensões do jardim a ser revitalizado, e a partir dessas medidas foi elaborado um croqui, utilizando o software SketchUp. Constou no croqui a entrada da residência da cliente, com os espaços de área verde (Jardim) e locais concretados, além de representações das plantas e vasos a serem inseridos no local, com delimitação de espaçamento e quantidade de espécimes.

Na segunda etapa, foram comprados os insumos necessários para a realização do projeto e foi realizada a retirada da grama degradada, além das outras plantas que ali estavam. Primeiramente a terra foi inserida e aprontada para o plantio. Foram plantadas as Kalanchoes brancas e vermelhas (flores), a grama, as hortênsias, Crótons e Suculentas. Posteriormente, realizamos a manutenção nas espécies plantadas.


Após um tempo, a cliente nos noticiou que algumas Kalanchoes estavam morrendo, provavelmente pela presença de um gato no local, que poderia estar destruindo as plantas. Foi feita a retirada das espécies mortas, tanto kalanchoes como hortênsias. Em seguida realizamos o plantio de novos indivíduos para substituir os senescentes. Realizamos coletas de solo do jardim, para posterior envio à análises laboratoriais e uma limpeza do local, com a retirada de plantas daninhas.


Resultado final


No mês de Março de 2020 foi realizado um relatório para a cliente, contendo a interpretação dos resultados da análise de solo, além de uma revisão sobre as espécies inseridas pela empresa no jardim e recomendações sobre os cuidados a serem tomados com as plantas. A cliente ficou muito satisfeita com o resultado e escreveu um comentário sobre nosso trabalho, confira:


" Os membros da Ecoflorestal Jr. foram muito atenciosos do começo ao fim do projeto realizado, sempre mostrando e explicando todos os procedimentos que estão fazendo, e mantendo o contato constante para a troca de informações. Mesmo quando havia algum imprevisto, estavam a postos para resolver da forma que mais me agradasse, recomendo a todos! " - Rita Batalim

56 visualizações

TELEFONE: (15) 99119-1271

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal