Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Como o licenciamento florestal pode te beneficiar?

Atualizado: Nov 19



Como já visto aqui no blog, o licenciamento florestal é o que dita a regulamentação florestal: a legalidade dos manejos de corte, supressão ou transplante de árvores nativas, desenvolvimento florestal nativo, florestas plantadas com espécies nativas ou supressão de exóticas para restauração de áreas de preservação permanente.


O licenciamento florestal é considerado uma forma do estado conseguir regulamentar todas as atividades florestais que ocorrem no Brasil, através de órgãos capazes de fiscalizar e regulamentar.


Como essa técnica pode te beneficiar?


O licenciamento deve ser adquirido pelo proprietário do imóvel rural para que ele consiga administrar o local que é de fato dele. O proprietário consegue essa licença através de formulários muito específicos gerados pelos órgãos ambientais (se tem modalidades específicas de licenciamento, estabelecidas pelos órgãos ambientais).


Alguns dos benefícios do licenciamento ambiental são:

Maior preservação ambiental: O licenciamento de operação da CETESB é um importante ganho na preservação ambiental.

Maior confiabilidade para o empreendimento: Ao fazer esse licenciamento, o empreendimento torna-se mais confiável para exercer sua atividade, tanto perante seus fornecedores e investidores quanto para os próprios clientes.

Pode diminuir custos: Também é importante considerar que os custos diminuem com esse processo, especialmente quando se observa a isenção de multas e demais sanções cabíveis pela falta do Licenciamento Ambiental para a atividade.


Quando devo solicitar o licenciamento florestal?


Quando desejo suprimir vegetação nativa em qualquer estágio de crescimento e também vegetação exótica em área de preservação permanente.


O que acontece se eu intervir em uma área florestal sem autorização?


É considerado crime ambiental, previsto pela legislação vigente. Antes de realizar o manejo da vegetação, sempre busque informações nos órgãos ambientais da sua região e em empresas especializadas.


O Brasil é um dos países que mais sofre com desmatamento ilegal, nosso país é muito grande e é difícil para os órgãos governamentais cuidarem sozinho de toda a vegetação. Faça o que estiver ao seu alcance para proteger nossas florestas e se proteger de acusações de crime ambiental.


46 visualizações

TELEFONE: (15) 99119-1271

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal