Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Como usar o estudo de viabilidade econômica no setor florestal para a tomada de decisões


O estudo de viabilidade econômica no setor florestal é necessário para que possamos obter os possíveis ganhos da produção ou atividade e também os riscos do investimento. Aqui iremos apresentar dois casos em que foi utilizado o estudo de viabilidade econômica e como ele auxiliou no processo de tomada de decisão.



1. Viabilidade de Sistemas Agroflorestais

Vamos analisar um estudo de caso de SANTOS & PAIVA (2002) da viabilidade econômica de um sistema agroflorestal localizado na região do Pontal do Paranapanema. O SAF é formado pelas espécies agrícolas: milho (Zea maiz), feijão guandu (Cajanus cajan), carioquinha, (Vigna unguiculata), preto (Phaseolus vulgaris) e mandioca (Manihot esculenta) e pelas espécies florestais: Eucalyptus citriodora e Eucalyptus camaldulensis.

Três critérios financeiros foram utilizados para a avaliação de projetos: o Valor Presente Líquido (VPL), Razão Benefício/Custo (RB/C) para as culturas agrícolas anuais e o Valor Esperado da Terra (VET) para os componentes florestais que perpetuam uma mesma série de ciclos.

O estudo demonstrou que o sistema agroflorestal apresentou rentabilidade econômica positiva, e que podem ser adotados por pequenos produtores.

2. Viabilidade econômica do plantio de eucalipto


Agora iremos ver a análise de viabilidade econômica do plantio de Eucalyptus urograndis no município de São João da Boa Vista pulicado por JANOSELLI et al (2016). Foi considerado o desenvolvimento do fluxo de caixa com intervalo de tempo de 14 anos (dois cortes de eucalipto).

Na forma que o projeto foi proposto, a instalação da cultura do eucalipto mostrou-se inviável, não apresentando rentabilidade para o investidor.

Observando os dados, os principais fatores que colaboraram com a inviabilidade do projeto foram o custo de oportunidade da terra, seguido pela adubação de cobertura e o destocamento da área.


Portanto, podemos verificar a importância e a necessidade do estudo de viabilidade econômica tanto para tomada de decisão a favor como contra o prosseguimento do projeto. No caso da impossibilidade de implantação da atividade podemos, a partir da análise, buscar soluções que possam tornar o projeto economicamente viável.

É necessário um profissional qualificado para realizar essa análise da melhor forma. A Ecoflorestal Jr. oferece esse tipo de serviço e muitos outros. Para saber mais entre em contato conosco através das nossas redes sociais ou pelo site!


Referências dos casos citados:

SANTOS, M.J.C; PAIVA, S.N. Os Sistemas Agroflorestais como Alternativa Econômica Em Pequenas Propriedades Rurais: Estudo de Caso. Revista Ciência Florestal. 2002. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/cienciaflorestal/article/view/1707>. Acesso em: 28 de julho de 2020.

JANOSELLI. H. R. D. et al. Viabilidade econômica da produção de eucalipto no interior de São Paulo. Revista Ipecege. 2016. Disponível em: < https://revista.ipecege.com/Revista/article/view/65>. Acesso em: 29 de julho de 2020.


51 visualizações

TELEFONE: (15) 99119-1271

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal