Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Descubra a importância das florestas plantadas no Brasil

Atualizado: Jun 17


Você sabia que o Brasil tem 9,85 milhões de hectares de floresta plantada? E que dessa quantidade 75,2% é de eucalipto e 20,6% de pinus?


As florestas plantadas brasileiras começaram a existir em 1903, quando Navarro de Andrade trouxe mudas de Eucalipto (Eucalyptus spp.) para plantios que produziram madeira para dormentes das estradas de ferro. Em 1943 o Pinus (pinus spp.) foi implantado também nas florestas plantadas. Ambas as espécies se desenvolveram bem nas áreas onde foram introduzidas (o pinus ao sul do país e o Eucalipto nos cerrados paulistas). Como a mata atlântica já vinha sendo devastada há anos, o plantio dessas espécies se tornou uma alternativa viável para suprir a necessidade de madeira.


As florestas plantadas são voltadas principalmente à indústria madeireira, de papel e celulose, extração de óleos e frutos, e também para a recuperação de áreas devastadas.


As florestas plantadas trazem diversos benefícios para a sociedade, como:

  • No setor ambiental: As florestas plantadas, em sua maioria são monoculturas, ou seja, são sistemas de exploração do solo através de um único produto, porém oferecem inúmeros serviços ambientais que ajudam na regulação e conservação do solo, protegendo os recursos hídricos e mantendo os ciclos de chuvas, além de promover a detenção do gás carbônico, entre outros serviços importantes.

  • Já no quesito econômico: O setor de base florestal atua basicamente em seis cadeias de produtividade: a lenha e carvão, a madeira sólida, o papel e celulose, os painéis reconstituídos, os produtos não madeireiros e os serviços ambientais. Com a atuação dessa produtividade, ocorre um aumento do PIB brasileiro e gera mais empregos.

  • E no quesito social o Programa de Manejo Florestal Comunitário e Familiar (PMFC) vem estudando e colocando em prática, ações de gestão e fomento ao manejo florestal sustentável voltadas para os povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares que tiram sua subsistência das florestas brasileiras, de forma organizada para que possam aumentar sua renda e melhorar suas condições de vida.


O Brasil é um dos maiores produtores de florestas plantadas do mundo, e como trazido aqui esse plantio trás diversas vantagens nos quesitos social, ambiental e econômico. Porém quais são os produtos de uma floresta plantada? Para saber essa e outras perguntas, fique de olho na nossa próxima matéria sobre o potencial de produção de florestas.


118 visualizações

TELEFONE: (15) 99119-1271

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal