Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Descubra qual é o papel das abelhas na polinização e como protegê-las!

Atualizado: Out 15

Desde crianças aprendemos na escola que as abelhas são importantes polinizadores, sendo consideradas as mais eficientes no processo, cerca de 80% da polinização é realizada por elas.

Como funciona o processo de polinização?

Basicamente, podemos descrever a polinização como a transferência do pólen entre uma flor e outra, podendo ser da mesma espécie ou não, essa transferência de pólen da estrutura masculina para a feminina da flor é denominado o processo de polinização.

As abelhas quando pousam nas flores para fazer sua coleta, acabam ficando com o corpo cheio de grãos de pólen, isto faz com que ao voar ou pousar em outra flor acabem fazendo essa transferência.


Qual a importância do processo de polinização?

Além da reprodução das plantas, a polinização gera um equilíbrio ecológico promovendo a obtenção de frutos de melhores qualidades e com maior quantidade de sementes, ou seja, além de trazer o equilíbrio dos ecossistemas também gera ganhos na produção da agricultura, favorecendo a taxa de cruzamento entre as plantas.


Importância da preservação das abelhas

Muitas vezes sentimos medo e acabamos matando as abelhas, entretanto elas são de extrema importância para o equilíbrio e a sustentabilidade, sem as abelhas 80% da polinização não existiria, logo, afetaria diretamente os ecossistemas como por exemplo, sem grande parte da polinização iria faltar alimentos para muitos animais e insetos afetando a cadeia alimentar, assim, preservando as abelhas estamos cuidando de um serviço ambiental natural enorme que é a polinização, contribuindo para a biodiversidade do planeta.


Como evitar o desaparecimento das abelhas?


O desaparecimento das abelhas está ligado a diversas causas como desmatamento, aquecimento global uso de muita pesticida, todos essas ações trazem como uma das consequências o desaparecimento das abelhas e para evitarmos que isso aconteça podemos utilizar medidas como: plantar árvores, cultivar flores, não usar pesticida, consumir alimentos orgânicos e também cultivar abelhas sem ferrão.


Curiosidades

No Brasil existem mais de 200 espécies de abelhas, isso contribui demais para a polinização já que a diversidade das espécies é mais relevante que o número de abelhas.

Além disso, como foi dito anteriormente, você sabia que não são todas as abelhas que possuem ferrões? Existe uma prática muito comum chamada meliponicultura, que é o ato de criar abelha sem ferrão, essas produzem mel medicinal, além de também polinizam as plantas e contribuírem para a sustentabilidade, essa prática vem ganhando forças e sendo uma alternativa para a geração de rendas.

Quer saber um pouco mais sobre assuntos relacionados a sustentabilidade ecossistêmica? Fiquem de olho nas próximas postagens do nosso Blog!


20 visualizações

TELEFONE: (15) 99119-1271

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal