Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Ecoturismo e bem estar: tudo que você precisa saber

Ecoturismo, também conhecido como turismo ecológico, é uma atividade que contribui para o bem estar pessoal como também para a conservação do parque, entenda mais sobre esse ramo. Confira!


O que é o Ecoturismo?

É um ramo turístico que visa, de modo sustentável, utilizar patrimônios naturais e culturais para visitações. Incentivando a conservação ambiental, com finalidade de construir nos visitantes a consciência ambiental, a qual mostra o quão importante são essas áreas, formações e relevos para a biodiversidade.

O ecoturismo traz maior conexão entre as pessoas e a natureza, fazendo com que os visitantes tenham contato direto com a mesma, explorando e adquirindo novos conhecimentos sobre o local, sempre protegendo-o.


Você conhece os princípios do Ecoturismo?

Entre os principais princípios deste ramo estão: diminuir o impacto na natureza nos locais de visitação, criar nos visitantes consciência ambiental e práticas culturais, promover experiências positivas tanto para os visitantes como para os moradores locais, contribuir de forma financeira para a conservação e preservação do local.


Principais atividades realizadas


Arvorismo: uma prática realizada nas alturas, contempla 3 tipos:

- Arvorismo contemplativo: é indicado para pessoas que preferem observar a paisagem.

- Arvorismo técnico: indicado para pesquisadores; serve para estudar o comportamento do ecossistema e coletar amostras.

- Arvorismo acrobático: este já tem o objetivo voltado para a diversão e aventuras, e possui um grau de dificuldade mais elevado.


Observação de aves

Esta modalidade possui como finalidade observar diferentes tipos de aves presentes na natureza, esta atividade não promove nenhum tipo de interferência no meio natural.


Tirolesa

Praticada por meio de instrumentos, a tirolesa leva o visitante para outro lugar de forma que o mesmo sobrevoe o local, vendo toda a natureza de cima.


Cicloturismo

Esta atividade promove a união do ciclismo e do turismo, o ato de pedalar e conhecer uma nova diversidade ao mesmo tempo!


Trekking

Esta modalidade não é nada mais do que caminhar ao ar livre, nas montanhas, no meio da mata, podendo observar toda a natureza ao seu redor, possuindo um grau de dificuldade um pouco maior que uma trilha normal.


Lugares para visitar no estado de São Paulo


Parque Estadual Alto do Ribeira (PETAR)

Localizado no sul do Estado de SP, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, está o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Parque com mais de 350 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos e paleontológicos. É realmente um verdadeiro paraíso escondido entre vales e montanhas e na maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil.


Parque Estadual Caverna do Diabo

Neste parque, no município de Eldorado, se encontra a maior caverna do estado de São Paulo! A entrada da caverna fica a 460 metros de altitude e, lá dentro, o cenário é surpreendente. Curiosas estalactites, estalagmites, cortinas de pedras e cascatas de calcita. A caverna não é totalmente aberta à visitação pública. Dos 6,237 metros de extensão, apenas 600 metros estão livres para os turistas. Esta área dispõe de sistema de luz, passarelas, escadas e corrimãos. Vale a pena visitar!


Parque Estadual Intervales

Localizado na área núcleo do Contínuo Ecológico de Paranapiacaba, protege, junto com outras unidades de conservação, o segundo e mais importante corredor ecológico de Mata Atlântica do estado paulista. Abriga extensa área de manancial, sítios arqueológicos, mais de 150 cavernas catalogadas (principais atrativos) e 123 espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, entre elas, mamíferos, como a jaguatirica, a onça-pintada e o mono-carvoeiro ou muriqui-do-sul (maior primata das Américas). Outro atrativo está na observação das mais de 300 espécies de aves registradas, como a rara jacutinga.


Parque Estadual Carlos Botelho

Conservação de proteção integral. Fundado em 1982, seus mais de 37 mil hectares estão distribuídos pelos municípios de Capão Bonito, São Miguel Arcanjo e Sete Barras. O Parque é um dos mais importantes refúgios da vida selvagem da região sudeste do Estado de São Paulo, sendo um dos mais significativos corredores ecológicos que conecta os mais importantes remanescentes da Mata Atlântica do Brasil.


Gostou? Nos acompanhe nas demais redes sociais e fique de olho em tudo que a natureza pode nos oferecer!


16 visualizações0 comentário

TELEFONE: (15) 99119-1271

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal