Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Efeito Estufa X Aquecimento Global: Conheça as diferenças entre eles e como reverter essa situação.

Atualizado: Out 15


Atualmente nos debates ambientais o aquecimento global e o efeito estufa são dois termos de extrema relevância, principalmente quando há necessidade de se fazer uma previsão de cenários futuros, visto que ambos impactam consideravelmente todo o planeta e suas dinâmicas ecológicas.


Dito isso, muitas vezes, no senso comum, estas palavras são tomadas como sinônimos ou equivalentes, quando na verdade tem significados distintos. Você sabe qual é essa diferença?


Efeito Estufa


O efeito estufa é um processo natural de retenção do calor provido pelo Sol na Terra, o qual é essencial para a existência da vasta maioria de seres vivos que aqui habitam.


O fenômeno, no geral, consiste nos gases da atmosfera dificultarem que o calor recebido da irradiação solar seja devolvido ao espaço, funcionando como um cobertor ou, como sugere o próprio nome, uma estufa, assim permitindo que a temperatura do planeta seja adequada para os que vivem neste.


Aquecimento Global


Enquanto isso, em contrapartida do citado acima, o aquecimento global é um fenômeno causado pelas alterações que os humanos fizeram no ambiente, que vem acontecendo desde a primeira revolução industrial e, nos últimos anos, teve um aumento extremamente acentuado.


A mudança climática consiste numa ampliação do poder do efeito estufa, por conta do grande aumento de concentração de gases na nossa atmosfera.


Principais Causas do aquecimento global


Os principais fatores de aumento da concentração de gases na atmosfera são as atividades industriais, a utilização de combustíveis fósseis, as queimadas e o desmatamento.


Mas como reverter isso?


Essa situação é possível ser contida com a preservação e compensação de impactos ambientais!


É preciso tomar medidas drásticas de redução desta emissão desenfreada de gases, assim como a compensação dos impactos inevitáveis, para que não isto não se torne algo sem volta.


Para isso existem políticas de proteção ambiental por todo o mundo, visando desacelerar ao máximo a degradação do meio ambiente.


Quer conhecer mais sobre a legislação ambiental que rege o estado de São Paulo? Veja mais no nosso próximo post sobre este conteúdo.


37 visualizações

TELEFONE: (15) 99119-1271

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal