Hortas urbanas e sua importância ecossistêmica
Atualizado: 28 de Jul de 2020
As hortas urbanas melhoram a qualidade de vida da população por diversos fatores. Confira por que elas são essenciais e você deve ter uma em sua casa!

Os impactos ambientais da urbanização comprometem a população, as construções e a vegetação que compõem o ambiente urbano. As enchentes são exemplos de problemas que crescem a cada dia, pois os dispositivos drenantes urbanos como os bueiros são facilmente entupidos. Os canteiros caracterizam-se como dispositivos insuficientes para suportar o volume de água proveniente das fortes chuvas. Uma alternativa para resolução destes problemas é o aumento dos serviços ecossistêmicos na cidade a partir da implementação de telhados verdes, jardins de chuva, florestas de bolso e hortas urbanas, a fim de melhorar a drenagem de água na cidade.
As hortas urbanas merecem um destaque especial pois:
são uma alternativa acessível;
promovem segurança alimentar à população;
constituem áreas verdes na cidade assim como a arborização urbana;
proporcionam a descontaminação do solo
aumentam a área para a infiltração da água das chuvas.
Esses fatores estão vinculados a impermeabilização dos solos em ambientes urbanos, desfavorecendo o escoamento e por fim comprometendo o bem-estar da população que sofre com graves enchentes. Além disso, as enchentes podem trazer doenças, piorando ainda mais a qualidade de vida da população.
Por este motivo áreas que possuem hortas podem evitar o risco de alagamentos, auxiliar na conservação, descontaminação e descompactação do solo melhorando a sua capacidade de infiltração, bem como possibilitar o aparecimento de novas nascentes.
Portanto, entender a dinâmica das hortas urbanas e os benefícios que elas geram para o bem-estar da população na cidade é de grande importância. Alguns dos principais benefícios são: produção de alimentos, promove a segurança alimentar e educação ambiental a partir de elementos que envolvem a preparação da horta, o cultivo das hortaliças e, por fim, o modo de preparo dos vegetais a partir receitas saudáveis, bem como auxiliar no manejo correto para conservação do solo.