Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Saiba mais sobre como funciona o Plano de Manejo Florestal

Atualizado: Ago 11


Com as leituras "Entenda a exploração na Amazônia e as alternativas a este problema" e "O Manejo Sustentável na Amazônia" fica evidente a dimensão dos recursos florestais e sua importância para a sociedade. O uso desses recursos como atividade econômica pode e deve ser realizado de forma ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa. A boa “administração” da floresta, ou seja, o plano de manejo, permite a obtenção de recursos florestais como: produtos madeireiros e não madeireiros, como resinas, óleos essenciais e frutos, de maneira que o impacto sobre o ecossistema local seja mínimo e este tenha condições plenas de continuar estabelecido, garantindo os serviços ambientais.


O usufruto desse recurso cabe tanto a comunidades, tradicionais ou não, como a empresas e até mesmo ao setor público. Todos esses setores garantem vantagens com esse tipo de extrativismo sustentável dos recursos , uma vez o fluxo de produtos pode ser contínuo e perpetuado para as próximas gerações com custos potencialmente baixos.

Para as comunidades, principalmente, configura uma fonte de renda extra e possibilita sua organização em cooperativas e associações para a execução da atividade de manejo da floresta. O processo será igual, a diferença consiste na escala de produtos e subprodutos e em quem realizará. Portanto, as responsabilidades devem ser seguidas junto aos órgãos fiscalizadores responsáveis.

A aplicação das técnicas de manejo florestal tem como objetivo principal reduzir os impactos da exploração e garantir a sustentabilidade da produção florestal por meio do planejamento da colheita dos recursos e do monitoramento do crescimento da floresta.

O engenheiro florestal é o profissional capacitado que atende a demanda de manejo florestal. O plano de manejo com detalhamento da área e passo a passo exige a avaliação da composição florística (suas espécies), levantamentos da velocidade de regeneração da área e de outros parâmetros que também são particulares de cada área e que são obtidos por meio de inventários florestais. Para mais informações converse com a gente!

31 visualizações

TELEFONE: (15) 99119-1271

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal