Quais são os primeiros passos para iniciar seu projeto de arborização?
Atualizado: 4 de Ago de 2020

Após descobrir o que você precisa saber para valorizar seu imóvel e como a arborização pode valorizar um imóvel, é aconselhável entender como funciona um projeto de arborização/paisagismo e quais as melhores opções a serem tomadas para melhorar seu ambiente tornando-o mais verde e harmonioso!
Primeiros Passos para a Arborização
É necessário saber o que se deseja plantar na área do seu projeto de arborização. Essa reflexão envolve inicialmente o interesse pessoal, podendo aparecer os seguintes questionamentos: Uma espécie florífera ou frutífera? (Veja 5 tipos de árvores frutíferas para plantar no quintal de casa). Uma espécie de rápido crescimento ou de crescimento lento? Uma árvore alta ou uma baixa?
Todas essas dúvidas iniciam o processo de escolha na implantação da arborização, mas que só se concretiza e aumenta as chances de sucesso quando feitas sob base de estudos, caracterizando um projeto de arborização ou paisagismo.
Estudando a Área do Projeto
A primeira parte do processo se baseia no estudo da área em questão, sendo a base do planejamento do projeto. Essa etapa pode ser chamada de Avaliação da arborização, que consiste no levantamento do maior número de informações sobre a vegetação existente no local de interesse.
Essa avaliação abrange não só os aspectos arborísticos, mas garante a viabilidade das funções e benefícios estéticos, ambientais, sociais e econômicos pretendidos com a implantação da arborização no local.
Essas informações sobre a área de interesse são levantadas por meio de um inventário, que conhece e avalia o patrimônio arbóreo existente, identifica locais para o plantio de novas árvores, monitora a arborização, determinando espécies mais adequadas e resistentes ao ambiente local, avalia os custos da arborização, analisa o solo e os fatores climáticos e hídricos e etc.
Outros parâmetros usados nessa avaliação são:
Localização da árvore(s)
Características da espécie escolhida
Características do local em questão (bióticos, físicos e fundiários)
Além disso, é necessário muito conhecimento sobre o manejo da árvore escolhida, que garante o sucesso do projeto de arborização.
Como pôde-se ver, esses processos demandam de especialidades técnicas para que consiga atingir o melhor resultado, portanto é recomendável que seja realizado e acompanhado por um profissional da área.
Ficou interessado em implantar um projeto de arborização no seu imóvel? Informe-se