Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Preciso cortar uma árvore, e agora?

Atualizado: Mai 20


A supressão de uma árvore é um procedimento técnico realizado a partir da autorização do laudo de vistoria técnica que deverá constar a impossibilidade de cultivar a mesma naquele local por restrições físicas ou sanitárias.


Primeiramente você deve se questionar, sua árvore está prejudicando severamente a calçada, iluminação ou encanamentos? Mostra sinais de doença, com grande quantidade de galhos secos e folhas caindo? A árvore está propiciando perigo iminente aos moradores? Se sua resposta for sim para essas perguntas, talvez seja a hora de realizar uma análise com um profissional, onde inicialmente deve-se tentar recuperá-la e ao detectar que não há outra saída, realizar a supressão da mesma.


Mas você deve estar se perguntando, todas as árvores precisam de autorização para supressão?

Para responder essa questão é necessário antes saber onde a árvore está localizada e sua origem: se nativa(espécie brasileira) ou exótica.


NATIVA

No Estado de São Paulo em qualquer caso, mesmo se a árvore nativa já estiver morta, é necessária a autorização para a supressão de vegetação junto ao respectivo órgão ambiental (CETESB, etc) ou então a Prefeitura Municipal (quando tiver órgão ambiental competente e deliberativo) devido ao plantio compensatório de novas mudas, de acordo com a legislação de cada órgão ambiental competente. Além disso, a árvore deverá estar situada de maneira isolada, fora da Área de Preservação Permanente (APP), tal como: reservas ecológicas, parques ou quaisquer outra área protegida ambientalmente.

Obs.: É importante salientar que a legislação difere para cada município e para que o pedido seja aceito, deve-se respeitar a Lei Municipal vigente da região.


EXÓTICA

Usualmente o corte é permitido para árvores exóticas localizadas de maneira isolada em lotes na zona urbana segundo a Resolução SMA Nº 84 vigente no Estado de São Paulo. Mas de qualquer forma, é sempre necessário realizar uma consulta prévia junto ao órgão ambiental competente para que infrações não sejam acometidas.


De maneira geral, são diversas as variáveis que devem ser levadas em conta antes de se realizar a supressão de uma árvore, pois existem normas e legislações específicas para cada tipo de supressão, então você deve se atentar há alguns fatores, como: qual a espécie da árvore, se a árvore está presente em uma área de proteção ambiental, se a árvore encontra-se em vias públicas ou em área privada, se ela se encontra em área urbana ou rural, entre outras variáveis. Tais serviços podem ser prestados por profissionais e técnicos da área, para garantir a segurança e o respeito ao meio ambiente. Para mais informações fale conosco!





605 visualizações

TELEFONE: (15) 99119-1271

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal