Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Florestas: Você sabe quais são as Consequências do Desmatamento ?

Atualizado: Ago 19



As florestas desempenham um papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos. Abrigam grande parcela da biodiversidade mundial, são responsáveis por manter o equilíbrio climático com o processo de evaporação e transpiração das árvores, funciona como grandes armazéns de carbono, etc. Entretanto, fatores como corte ilegal de árvores, queimadas, expansão de pastagem e aumento populacional trazem sérias consequências às florestas e  para todos os seres humanos. Você sabe quais são essas consequências?

● Perda da biodiversidade: com a destruição das florestas, o habitat natural de muitas espécies torna-se escasso ou inexistente, contribuindo para a morte de muitos animais e até mesmo a extinção dos tipos endêmicos, aqueles que só se encontram em localidades restritas.


● Erosão dos solos: sem as árvores, o solo de muitas florestas ficam desprotegidos, sendo facilmente impactado pela ação dos agentes erosivos, tais como a água das chuvas e dos rios, além de outros elementos. Com a consequente erosão, ocorre a perda de muitas áreas.

● Extinção de rios: a remoção das florestas provoca a destruição, em alguns casos, de nascentes que alimentam os rios. Além disso, as áreas de encosta, nas margens dos cursos d'água,sofrem com o aumento da erosão, o que faz com que mais terra e rochas sejam “jogadas” no leito dos rios, o que provoca o seu enfraquecimento.

● Efeitos climáticos: o clima e as temperaturas dependem das condições naturais. Muitas florestas contribuem fornecendo umidade para o ambiente, de forma que a retirada dessas implica a alteração do equilíbrio climático de muitas regiões, isso sem falar na intensificação do efeito estufa.

● Desertificação: além das erosões, os solos podem sofrer com a ausência da vegetação. Em áreas áridas e semiáridas, pode ocorrer a desertificação,com a perda de nutrientes do solo, além do processo de arenização, que ocorre em florestas de clima úmido e de solos arenosos.

● Perda de recursos naturais: os recursos naturais, mesmo aqueles renováveis, podem entrar em escassez com o desmatamento.É o caso da água, madeira, além de inúmeras matérias-primas medicinais retiradas a partir do extrativismo vegetal.

Portanto, é de fato muito importante sempre cuidarmos das florestas e da biodiversidade do planeta. Faça sua parte contribuindo com a conservação dessas áreas!

25 visualizações

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal