Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Qual a relação entre levantamento fitossociológico e o controle de plantas daninhas?

O controle de plantas daninhas é de extrema importância para manter a produtividade tanto de plantas cultivadas como da pecuária. Você sabe como o levantamento fitossociológico pode te ajudar nesse processo? Confira aqui.




Plantas Daninhas e o Levantamento Fitossociológico

Cerca de 80% das pastagens cultivados no Brasil Central estão em processo de degradação. Um dos fatores que afetam e aceleram esse processo é a falta de manejo ou o manejo inadequado das pastagens.


O manejo inadequado e a degradação decorrente aumenta a ocorrência de infestação por plantas daninhas. Estas dificultam o uso do solo e interferem na produtividade das plantas cultivadas, e até mesmo na pecuária.


Sendo assim, para manter a produtividade e garantir a sustentabilidade das atividades em longo prazo, é necessário reduzir as plantas daninhas presentes a níveis aceitáveis de infestação. Precisamos traçar novas estratégias para que isso seja possível.


Quando se fala em manejo de plantas a identificação das espécies presentes no local é o ponto de partida inicial para a análise, essas informações são adquiridas através do levantamento fitossociológico. Com os dados levantados nesse estudo, pode-se traçar as melhores estratégias para controle das plantas daninhas e reduzir o custo e os impactos ambientais decorrentes desse processo.

A importância do Levantamento Fitossociológico Florestal

No Estado de São Paulo, os ecossistemas florestais que antes cobriam mais de 80% da superfície, desde o início de seu processo de desenvolvimento, foram reduzidos, drasticamente, a menos de 5% da área do Estado (CONSEMA 1985).


O conhecimento das características biológicas e ecológicas das espécies presentes nos fragmentos florestais são de extrema importância para realizar projetos de manejo sustentável que sejam ambientalmente corretos e economicamente viáveis.


O levantamento fitossociológico permite o levantamento de dados como frequência, densidade, abundância e índice de importância relativa das espécies e permitindo que os mecanismos naturais do ecossistema objeto do manejo sejam respeitados.

É muito importante contratar um profissional qualificado para realizar esse tipo de serviço. A Ecoflorestal Jr oferece esse tipo de serviço e muitos outros, para saber mais sobre isso entre em contato conosco atráves das nossas redes sociais ou pelo site!

39 visualizações

TELEFONE: (15) 99119-1271

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal