Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Sorocaba: Você conhece a rica vegetação presente nesta cidade?

A cidade de Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior paulista e mais populosa da região sul paulista, mas você já conhece sobre a rica vegetação presente na cidade? Confira!

Você conhece a vegetação de Sorocaba?

A região de Sorocaba teve seu desenvolvimento ligado, inicialmente, a indústria metalúrgica e a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana, em 1970. A princípio, a cidade era ocupada por remanescentes de Cerrado e Mata Atlântica; mas, frente a ocupação agrícola e extração dos minérios de ferro, essa vegetação foi sendo gradativamente destruída. Além disso, o avanço da industrialização e urbanização levou a perda de muitas características desses biomas, de modo que os elementos naturais observados hoje na paisagem se associem, em maioria, a parques urbanos, avenidas e praças.


A Biodiversidade Sorocabana

De acordo com o livro “Biodiversidade do município de Sorocaba”, produzido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) da cidade em 2014, a biodiversidade sorocabana é formada por pelo menos 1218 espécies, sendo 555 espécies de flora e 612 que integram a fauna. Quanto a vegetação do município, a Sema destacou que atualmente Sorocaba tem 25,6% da projeção de copa em meio urbano, o que supera a meta de 20% estabelecida pelo Plano Municipal de Arborização Urbana (2009 — 2020). “Um dado relevante é que houve um aumento significativo da arborização urbana nos últimos 12 anos, quando a projeção de copa em meio urbano era de 16,35%”, destaca o titular da Sema.

A vegetação em Sorocaba apresenta-se como uma área de transição ambiental, com junção de diferentes tipologias florestais. Pela cidade pode-se observar Sibipirunas, Flamboyants, Quaresmeiras, diversas espécies de Ipê, entre outras. Entre a vegetação, pode-se citar a Copaíba e o Jequitibá-branco como espécies nativas de Sorocaba.

Nesse contexto, os plantios de árvores demandam conhecimento e planejamento visto que, além de desempenhar um papel estético, a vegetação deve cumprir seu papel funcional, promovendo serviços ambientais e interações com a fauna nativa; o que, por vezes, não acontece com o uso de espécies exóticas.


Importância da arborização urbana

A arborização desempenha importante papel na melhoria das condições ambientais do meio urbano e, como consequência, influencia na qualidade de vida da população. Além de seu aspecto paisagístico, traz também comprovada eficiência para a estabilidade microclimática nas cidades. Podemos citar como exemplos de benefícios relacionados à arborização urbana: a diminuição da poluição do ar; a ação como barreira contra ruídos e ventos; a interceptação da água da chuva; o controle de temperatura e umidade do ar; o funcionamento como abrigo para a fauna; entre outros.

É possível perceber, portanto, que a arborização urbana é capaz de contribuir com a diminuição das consequências da ação antrópica que foram, em muito, intensificadas conforme o crescimento dos centros urbanos.


Produção de árvores em Sorocaba é autossuficiente


Um fato importante é que em Sorocaba a produção de mudas nos viveiros municipais é suficiente não só para os plantios, mas também para a doação, estimulando que a população também plante árvores, seja em quintais ou calçadas.

Para a elaboração de projetos de arborização urbana se faz necessário um planejamento prévio, contando com o apoio de profissionais que atuem nesse ramo. Nós da Ecoflorestal Jr. oferecemos esse tipo de serviço, entre em contato conosco através do nosso site ou nossas redes sociais!

46 visualizações

TELEFONE: (15) 99119-1271

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal