Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Tudo o que você tem que saber antes de começar o seu viveiro de mudas



O viveiro é o local em que as mudas são produzidas. Constrói-se um ambiente que promova seu desenvolvimento de forma favorável até que essas estejam em tamanho ideal para serem plantadas e comercializadas.


Segundo a Embrapa, há duas principais classificações dos viveiros quanto à sua duração. Ele pode ser temporário, ou seja, destinado a produção de mudas num determinado período, geralmente é construído próximo ao local de plantio em áreas de difícil acesso, e se compõe de uma estrutura mais simples. O viveiro pode ainda ser permanente, com maiores estruturas e que proporcionam uma produção contínua de mudas.


Um planejamento detalhado é essencial para que se obtenha êxito na implantação de um viveiro. Ele se inicia com a definição do segmento que se pretende atuar, proporcionando ao viveirista uma melhor ideia das características do mercado em que ele quer se inserir e quais as demandas dele, quanto à qualidade, altura, embalagem e preço das mudas.


Planejando seu Viveiro


No geral para o planejamento do viveiro devem ser considerados os seguintes aspectos:


1) Localização do viveiro;


2) Planejamento das espécies e da quantidade de mudas a serem produzidas,


3) Quais tecnologias e equipamentos serão utilizadas;


4) Mão-de-obra capacitada e


5) Cálculo do investimento necessário.


Dicas para o Planejamento


É ideal que o local seja de fácil acesso, permitindo o trânsito de veículos, é um dos fatores que minimizam o os custos de produção. Outra condição primordial é a disponibilidade de uma fonte de água, com produção suficiente para abastecer o viveiro.


Na seleção de espécies o principal fator considerado deve ser a finalidade a qual será destinada as mudas, como reflorestamento, arborização ou paisagismo.

A estrutura básica para a implantação de um viveiro florestal compõe-se por casa de sombra; área de pleno sol; câmara de armazenamento e os canteiros de semeadura e produção. A partir daí, deve-se estar atenta as tecnologias disponíveis e quais trarão benefícios ao seu negócio.


Para saber mais sobre os aspectos econômicos e financeiros da implantação de um viveiro de mudas, confira nosso a matéria sobre(Em breve).


91 visualizações

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal