Slack%20message%20with%20team%20communic
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

GOSTOU DO QUE LEU?

Receba conteúdos exclusivos e cancele quando quiser!

Você conhece a Economia Florestal?

O estudo da Economia no setor Florestal é importante para auxiliar nos processos de tomada de decisão. Trouxemos um pouco do que essa área trata e qual sua relação com o desenvolvimento sustentável.


A Economia Florestal é uma parte da economia geral cujo objetivo é entender a influência de fatores econômicos no mercado florestal e a dinâmica de mercado para diversos produtos florestais madeireiros e não madeireiros, como os processos de aproveitamento direto (aproveitamento de madeira, celulose etc.) e indireto (recreação, proteção contra erosão) da floresta.

Os estudos proporcionados por essa área influenciam no processo de tomada de decisão como: Qual modelo de plantio ideal? Qual momento certo para exploração dos plantios? Deve-se fazer o desbaste?


Um outro exemplo aplicado da economia florestal é a conciliação de produtos florestais e cultivos agrícolas: produtores rurais que decidem plantar florestas podem lucrar com o crescimento da diversificação dos produtos agrícolas que se beneficiam da sombra produzida pelas árvores e ao mesmo tempo fabricar produtos não-madeireiros.

O sucesso internacional do açaí é exemplifica essa conciliação e além disso, frutas, castanhas, nozes, sementes, fibras, óleos, borracha e fármacos contribuem para uma economia sustentável em torno da floresta.

Economia Florestal e Desenvolvimento Sustentável

Hoje o mercado tem em foco a união entre lucro e conservação, deixando de lado a exploração insustentável que vinha acontecendo há anos. Assim, surge essa nova onda baseada nos pilares da sustentabilidade: com uma produção economicamente viável, socialmente justa promovendo oportunidade de renda para as comunidades locais e ambientalmente correta, respeitando o meio ambiente.


É importante ressaltar que a economia florestal está crescendo cada vez mais já que consumidores nacionais e do exterior valorizam cada vez mais os produtos sustentáveis e de qualidade. Segundo previsão da Organização Internacional do Trabalho (OIT) a economia florestal gerará 24 milhões de novos postos de trabalho e irá mobilizar U$ 100 bilhões até 2030.

Para saber mais sobre área de Economia florestal fique atento no nosso próximo blog post: o que é analisado na Avaliação de Impacto Econômico?

54 visualizações

TELEFONE: (15) 99119-1271

© 2020 | Ecoflorestal Jr. Empresa de Consultoria Florestal